terça-feira, 7 de dezembro de 2010

BANDAGEM QUENTE OU FRIA ...

A bandagem no tratamento estético auxilia na redução de medidas. São utilizadas faixas elásticas ou inelásticas favorecendo o fluxo linfático.


As bandagens podem ser quentes ou frias. As duas técnicas possuem a mesma finalidade, ou seja, redução de medidas. A bandagem fria possui uma capacidade melhor de tratar a flacidez devido à tonificação da pele.

Indicações: FEG, lipodistrofia localizada e flacidez.
Contra-indicações: gestantes, hipertensão não tratada, febre, lactantes, lesões na pele.
A técnica é utilizada com cosméticos que auxiliarão na redução das medidas. A aplicação da bandagem fria é utilizado um gel crioterápico; já a bandagem quente, utiliza-se de sais associando a manta térmica.
O processo de alteração da temperatura da pele, através das técnicas mencionadas acima, possui como princípio a termogênese. Isso ocorre quando o hipotálamo (regulador de temperatura) tenta manter um equilíbrio térmico do organismo.
Durante a termoterapia (calor) a temperatura externa está elevada, já que o organismo não consegue baixar a temperatura externa, só resta elevar a temperatura interna.
É necessário produzir calor internamente, esse calor virá das nossas reservas orgânicas, na transformação de gordura em calor, ocasionando assim a queima de gordura e conseqüentemente a redução de medidas.
Durante a crioterapia, a temperatura externa está diminuída, logo o organismo terá que captar energia para manter a temperatura interna evitando a hipotermia.
As duas técnicas promovem a lipólise, isto é, quebra da célula de gordura (adipócito). Após esta quebra ocorre a produção de energia e liberação de ácido graxo e glicerol. Esta energia liberada neste processo é a utilizada para alcançar a homeostase (estado de equilíbrio) do corpo, tanto no calor e no frio.

A bandagem quente até 20 minutos só promove a sudorese, o ideal é permanecer por 40 minutos para ocorrer o processo de lipólise. Com a utilização da manta térmica que levará sudorese do corpo, não é necessário umidificar a bandagem durante o processo.
A bandagem fria deve ser sempre mantida úmida para não interromper o processo de resfriamento. Sempre borrifar o local com água fria para não deixar secar as faixas. O tratamento deve ser mantido por 30 minutos.

Um comentário:

  1. Adorei..bem esclarecedor.
    Você poderia indicar alguns cosmetico para utilizar na terapia?
    Bjs

    ResponderExcluir